Confira 5 coisas que sua conclusão DEVE ter e 4 que NÃO deve.
Pesquisas, trabalho e redações devem conter uma conclusão. Esse item deve resumir
os pontos principais defendidos nas páginas ou parágrafos anteriores e reuni-los com argumentos finais. Esse
provavelmente será o último parágrafo de seu trabalho ou redação. Dessa forma, deve dar ao leitor a
sensação de que o texto está completo e ele deve estar satisfeito com o que
foi passado.
Confira 5 coisas que sua
conclusão DEVE ter:
1º Lembre todos os tópicos do
trabalho:
Lembrar
aos leitores todos os tópicos que falou e
argumentos que utilizou para confirmá-los. Faça isso de forma sucinta e
objetiva.
2º Faça um resumo:
Procure
fazer esse resumo de forma criativa e inovadora, para
que não seja apenas um repetição do que já foi abordado.
3º Sugira leituras completares:
Sugira leituras complementares que o leitor pode usar
para reforçar os pontos que você defendeu em seu texto. Faça isso explicando o
quanto e porque seu argumento é importante para o leitor.
4º Sintetize o seu trabalho:
Sintetize
todo seu trabalho de maneira profissional e demonstre o quanto você entende do
assunto, abordando o tópico de maneiras diferenciadas.
5° Seja confiante:
Seja confiante e dê a seu leitor a impressão certa
sobre sua capacidade intelectual.
Confira 4 coisas que esse item
NÃO DEVE possuir:
1º Propor ideias que não foram
apresentadas:
Propor
novas ideias que não estavam enunciadas nas páginas
anteriores.
2º Introduzir novas
informações:
Introduzir
novas evidências ou informações.
3º Fazer um texto parecido com
a introdução
Fazer o
texto de forma parecida ou similar à sua introdução. Lembre-se você já
apresentou esse conteúdo durante todo o trabalho.
4º Ser dramático:
Ser
dramático. Na tentativa de enfatizar a importância de sua pesquisa,
não seja sentimental, dramático ou sensacionalista. Apegue-se aos fatos
somente.
Fonte: Universia Brasil
Category: