O que NÃO FAZER em uma REDAÇÃO, VEJA 10 DICAS

Melhores Cursos Agora | 15:07 |

1 – FUGA DO TEMA
Fugir ao tema solicitado pela prova é motivo para invalidar o texto, a FUVEST, por exemplo, informa em seu manual de candidatos que a fuga completa ao tema anula a redação. Veja o exemplo abaixo sobre esse ato. A proposta pedia uma dissertação sobre a utilização de animais em experimentos científicos, porém o candidato dissertou sobre o uso dos animais no trabalho e em ambientes de entretenimento.

 “Desde a colonização os animais estiveram ao lado da população, sendo utilizado como tração em transporte inicialmente na cana-de-açúcar e depois da mineração para o litoral do país, ao mesmo tempo serviu para a diversão como em touradas ou rinhas de galos, o que é mais comum no Brasil.”

2 – USO DE GÍRIAS
Utilizar gírias é aceitável em situações de comunicação informal no dia a dia com amigos e colegas. Em alguns textos narrativos também é aceita nos diálogos entre alguns personagens. Mas, em dissertações, artigos de opinião ou carta argumentativa usar gírias é algo que não cabe, pois é inadequado, uma vez que esses gêneros pedem uma linguagem formal.



 3 – GÊNERO TEXTUAL DIFERENTE DO SOLICITADO
 Adotar o gênero textual solicitado na prova é de suma importância para não “zerar” e este é considerado um dos erros mais cometidos pelos estudantes. Por exemplo, a proposta pede uma dissertação e o candidato faz um poema ou crônica. A característica pertinente da dissertação é a defesa de uma tese por meio de argumentos lógicos e convincentes.
No exemplo abaixo a proposta pedia uma narração sobre personagens que se deslocariam de um país a outro em função dos movimentos migratórios, porém o candidato expôs suas ideias através da dissertação do tema. 

 “Quando pensamos na palavra ‘fronteira’ é quase inevitável relacioná-la ao limite geográfico de uma região. Porém, se analisarmos esse termo com mais cautela, veremos que ele possui um significado muito mais amplo do que apenas o de ‘divisa’.”

4 – LINGUAGEM REBUSCADA (ESCREVER MUITAS PALAVRAS DIFÍCEIS)
Os candidatos devem evitar uma sofisticação artificial no texto escrito, pois o vestibular exige que a linguagem utilizada seja cabível a alguém que concluiu o ensino médio. Rui Barbosa certa vez proferiu as seguintes palavras a um ladrão que ousava entrar em sua residência para roubar-lhe algumas galinhas: 

“Se é para zombares da minha elevada prosopopeia de cidadão digno e honrado, dar-te-ei com minha bengala fosfórica bem no alto da tua sinagoga, e o farei com tal ímpeto que te reduzirei à quinquagésima potência que o vulgo denomina nada.”  

O ladrão ficou sem saber se poderia ou não roubar as galinhas pois não conseguiu compreender a linguagem rebuscada do jurista, não sabemos se toda essa história é verídica, mas sabemos que se você dificultar muito a escrita, você pode perder alguns pontos importantes.

5 – DESLIZES DE ORTOGRAFIA E CONCORDÂNCIA
 Na prova de redação espera-se que o candidato corresponda às expectativas de conhecimentos e opiniões adequados para quem concluiu o ensino médio, portanto, deve ter a capacidade de demonstrar isso através da escrita clara, concisa e coerente, de modo que seus argumentos sejam pertinentes.


6 – LETRA ILEGÍVEL
Escrever legível é de suma importância para a estética textual, do mesmo modo que colabora para a organização e compreensão do texto. Errou uma palavra? Risque-a e continue escrevendo.

7 – CLICHÊS E FRASES FEITAS 
Devem ser evitadas a todo custo, pois não trazem informações novas e costumam revelar falta de criatividade por parte do emissor. Em uma redação, espera-se que o candidato utilize o vasto vocabulário da língua portuguesa para expressar suas ideias, de maneira que evite frases feitas como: “fechar com chave de ouro”, “chave para a felicidade”, “o tiro saiu pela culatra”, “dar a volta por cima” “desde os primórdios da humanidade”, entre outros.

8 – GERÚNDIO
Não fique escrevendo (nem falando) no gerúndio. Você vai estar deixando seu texto pobre e estar causando ambiguidade, com certeza você vai estar deixando o conteúdo esquisito, vai estar ficando com a sensação de que as coisas ainda estão acontecendo. E como você vai estar lendo este texto, tenho certeza que você vai estar prestando atenção e vai estar repassando aos seus amigos, que vão estar entendendo e vão estar pensando em não estar falando desta maneira irritante. 

9 – DEIXAR A REDAÇÃO PARA O FINAL
Não é preciso começar pela redação, mas NÃO DEIXE para o final, pois EM ÚLTIMO CASO, se seu tempo estiver acabando, será mais fácil “chutar” as questões da prova objetiva. 

10 – EVITE REPETIÇÃO

Evite repetir a mesma palavra, pois essa palavra vai ficar uma palavra repetitiva. A repetição de palavra vai fazer com que a palavra repetida desqualifique o texto onde a palavra se encontra repetida. 

Assista o vídeo sobre as 10 dicas do que NÃO FAZER: 


Category: , , , , ,

Deixe aqui seu comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...